NOTÍCIASSem categoria

Oportunidade

Programa ensina professores a identificar sinais de deficiência intelectual e autismo em crianças

Cursos

https://audio4.audima.co/iframe-later-thin-audima.html?skin=thin&statistic=true

Maria Fernanda Garcia

Compartilhar

O Instituto Jô Clemente (IJC) apresenta o programa de formação “Atenção Interdisciplinar no Desenvolvimento Infantil”. As aulas são online e têm o objetivo de fornecer ferramentas para que os educadores saibam identificar e encaminhar as crianças à rede de atenção para que obtenham o diagnóstico de Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Imagem: Adobe Stock

O Brasil possui cerca de 18,6 milhões de pessoas acima de dois anos de idade com deficiência, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para que esse público tenha autonomia ao longo da vida, principalmente na fase adulta, a educação é fundamental.

Embora a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas tenha avançado em todo o país, ainda há muito a ser feito. Conforme o Censo Escolar de 2022, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são consideradas as com maior vulnerabilidade social. Nestas localidades, há um número menor de qualificação profissional e crianças matriculadas em relação ao restante do Brasil. Elas concentram 49% de Centros de Educação Infantil (CEIs), com 31% de crianças matriculadas e 24% dos pedagogos ativos.

O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, apresenta o programa de formação “Atenção Interdisciplinar no Desenvolvimento Infantil”. As aulas são online e têm o objetivo de fornecer ferramentas aos educadores da Educação nestas regiões a identificarem sinais e, assim, contribuírem para o encaminhamento das crianças à rede de atenção para que obtenham o diagnóstico de Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“A meta é capacitar 14.633 profissionais, ou seja, 70% do total de pedagogos existentes nos municípios dessas regiões. Dessa forma, o projeto pretende contribuir por meio de ferramentas teóricas e práticas, identificar precocemente sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual nas crianças, contribuindo assim para o diagnóstico precoce e, consequentemente, a promoção do desenvolvimento saudável e bem-estar destas crianças”, destaca Samanta Mazaroto Volpe, coordenadora do programa no IJC.

O programa consiste em um curso online e gratuito de 76 horas, ministrado pelos profissionais do IJC, com aulas teóricas e práticas. São oito módulos atualizados regularmente e que abordam temas como: legislação e políticas públicas, desenvolvimento psicomotor e comunicação, entre outros. O curso conta com conteúdos de observação prática capturados na Creche Vila Monumento conveniada na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com crianças com e sem deficiência que permite o aprimoramento do olhar e da identificação dos sinais. Além disso, por meio da plataforma de aprendizagem, profissionais de todo o país podem aprimorar suas habilidades, compartilhar ideias, experiências e contarão também com um plantão de dúvidas..

“É muito importante que o professor tenha condições de avaliar os alunos, pois é na primeira infância que a criança mais se desenvolve. Com o diagnóstico precoce, é possível que esse aluno seja encaminhado para serviços adequados e receba o atendimento necessário para que possa se desenvolver no ambiente escolar”, ressalta Samanta.

Os profissionais que desejam participar do programa “Atenção Interdisciplinar no Desenvolvimento Infantil”, podem se inscrever pelo link até novembro de 2024.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC, o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.

Programa ensina professores a identificar sinais de deficiência intelectual e autismo em crianças

× Como posso te ajudar?